Vereadores pedem Agentes de Saúde e Endemias nas ações de combate a COVID-19


Vereadores da Câmara de Dourados assinaram na terça-feira (09) uma indicação pedindo a inclusão de representantes das categorias de Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias (ACS/ACE) no Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus no município.


Em uma reunião na semana passada com o vereador Elias Ishy (PT), a categoria apontou os desafios e dificuldades enfrentados no momento de pandemia e pediram o apoio dos parlamentares para abrir o diálogo com o Poder Executivo. Para ele, a categoria pode e deve ser incorporada nas estratégias de políticas públicas a serem adotadas, evitando a ampliação do contágio e o consequente colapso do sistema de saúde do município.


O representante da Casa de Leis no Comitê, vereador Braz Melo (MDB), também se comprometeu a levar o pedido ao grupo. A cidade, além da Covid-19, também lidera os casos confirmados de zika vírus e chikungunya em Mato Grosso do Sul. Segundo relatos, os profissionais querem apenas condições de trabalho e o direito à participação na elaboração dessas estratégias.


Ishy lembrou que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou uma nota em março ressaltando a importância dos agentes, levando informação e conscientizando a população e levantando dados para que os gestores possam, de maneira eficiente, traçar as medidas e orientações para o enfrentamento a esta grave doença que assola o país.


Devido a essa atividade, Ishy também questionou algumas informações a gestão, como se existe um cronograma de ações de prevenção e controle da propagação do Coronavírus. Além disso, também indagou sobre a implantação do programa “Busca Ativa”, quais equipamentos de proteção foram entregues aos agentes, a data do repasse, bem como a justificativa para ainda não estarem no Comitê.

Mais Lidas
Leitura Recomendada

Este conteúdo está sendo cadastrado

Procurar por Tags
Siga a UCVMS
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

© 2017 desenvolvido por Indoor Brasil