Câmara retoma sessões presenciais, com liberação para população assistir no plenário.


A volta da Sessão presencial, foi marcada com a abertura para população acompanhar ao vivo, também no plenário. Recém recuperado do COVID 19, o presidente da Casa Robert Ziemann, retomou as atividades presenciais, presidindo os trabalhos da noite.


Dois projetos de Lei foram apresentados e enviados para os pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Orçamentos e Finanças.


Os projetos são:


PL n. º 008/2021 da Câmara Municipal de Maracaju, que reconhece as atividades religiosas, espirituais e suas liturgias, praticadas em igrejas, templos religiosos de qualquer culto e nas comunidades missionárias como essenciais para efeito de políticas públicas no âmbito municipal, em especial nos períodos de calamidade pública, situação de emergência, crises sanitárias ou de catástrofes, sendo vedada a determinação de fechamento ou proibição total de realização das atividades, esse projeto é de autoria dos vereadores, Gustavo Duó, Robert Ziemann, Rener Barbosa e Oséias Enfermeiro.


PL n. º 14/2021 do Executivo Municipal, dispõe sobre a autorização para desafetação e alienação por doação de bem imóvel pertencente ao Município de Maracaju.


Esses projetos em tramitação, deverá passar por discussão e votação nas próximas sessões ordinárias.


Além da apresentação desses projetos os vereadores fizeram suas solicitações com justificativas, no pequeno e no grande expediente sendo todas aprovadas.


O vereador Hélio Albarello, solicitou da AGESUL, o nivelamento da estrada da Picadinha, a justificativa do vereador é a melhoria do acesso da população que transitam naquela área.


O vereador Oséias Enfermeiro, solicitou à Deputada Federal Rose Modesto, uma emenda parlamentar, no valor de 40.000,00 (quarenta mil reais) para compra de televisores, destinados à Escola José Pereira da Rosa, como ferramenta de ensino. Oséias solicitou ainda, que fosse enviado ao Executivo Municipal a instalação de postes e rede elétrica na rua Zebulândia.


Já o líder do prefeito, vereador Rener Barbosa, usou da sua fala para fazer uma indicação à GEMUTRAN e solicitar, estudo de implantação de estacionamento reservado para motos na rua Major Carlos (próximo a Skina do Chop), devido ao grande fluxo de motos naquela região.


Destacando o acontecimento que tomou proporção nacional do assassinato que ocorreu em uma creche do estado de Santa Catarina, o vereador Luciano França solicitou a contratação de vigias para escolas e creches do município, a fim controlar, entrada e saída de pessoas nas instituições.


O vereador Catito chamou a atenção, a respeito de “um lixão” que se forma no bairro Arvores do Cerrado, na rua Jacarandá e solicitou ao Executivo Municipal providencias, para que se evite o acumulo de lixo naquela região.


Joãozinho Rocha, solicitou a GEMUTRAN e a Secretaria de Obras, respostas sobre o projeto, bem como orçamento e agilidade, para que as ruas Vacarias (sentido ao Olídia Rocha) e Olsair Lopes do Nascimento (sentido a Zebulândia), se tornem via única.


No discurso do vereador Vilmar Era do Gelo, foi solicitado estudo para implantação de faixa de pedestre elevada, na avenida Mario Correia conhecida como pista de saúde, o vereador justificou, relatando o grande fluxo de pedestre no início da manhã e fim de tarde, que são os horários que a população utiliza para suas atividades físicas, naquela região.


Nego do Povo, relembrou as ações da população que muitas vezes impedem que os serviços da administração pública sejam realizados, citando exemplo de pessoas, que desviam o escorrimento das águas de pia e tanque para as ruas, o que danifica o asfalto e impede a operação tapa buraco de ser realizada. O vereador aproveitou para solicitar ao Governo do Estado, a extensão da rede de esgoto para o bairro Egídio Ribeiro, e também a agilidade no serviço realizado pela Sanesul, nos fechamentos dos buracos, que estão sendo abertos para instalação da rede de esgoto. O parlamentar fez solicitação também ao Secretário de Obras, pedindo a extensão do recapeamento (asfalto frio) às ruas João Ferreira de Souza e Sebastião Ferreira de Souza, próximo ao Cambaraí.


O presidente Robert Ziemann, relatando algumas atividades que estão proporcionando aglomerações, e outras que poderiam ser realizadas em ambientes abertos, como campos, não voltaram, solicitou em nome de todos os vereadores, a retomada das atividades esportivas no município. Outra solicitação, foi o pedido de intervenção da Deputada Federal Rose Modesto, para a instalação da torre de telefonia no Distrito de Vista Alegre, visando atender essa demanda, que já é antiga. Ainda em suas solicitações, Robert direcionou-se ao Secretário de Obras, solicitando o estudo para pavimentação asfáltica, nas ruas Guilhermina (sentido Jatobá), no acesso entre o bairro Fortaleza e Olídia Rocha, no Geazone, na região próxima a AABB entre outras ruas, para que a população tenha mais tranquilidade ao transitar, a exemplo do que foi realizado na rua Das Oliveiras.


Todos os vereadores em suas falas, relataram suas experiências e admirações pelo ex-prefeito Luís Gonzaga Prata Braga, que faleceu na segunda (10/05). A moção de pesar à família, foi solicitada e aprovada por todos os vereadores.

Mais Lidas
Leitura Recomendada

Este conteúdo está sendo cadastrado

Procurar por Tags
Siga a UCVMS
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram