Vereadores de Costa Rica pedem aumento do número de vacinas contra a Covid-19 para o município


Com mais de 500 mil mortes causadas por coronavírus no Brasil, os vereadores de Costa Rica preocupados com a vacinação da população apresentaram indicação ao Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, ao Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e ao Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende solicitando que seja aumentado o quantitativo de vacinas contra a covid-19 para no município.


Nosso município vem recebendo vacinas em número insuficiente para imunizar nossa população, apresentando grande defasagem da faixa etária imunizada em relação aos municípios vizinhos e pela média de faixa etária imunizada no Estado. A exemplo, a capital do Estado já está imunizando a faixa etária de 41 anos, enquanto Costa Rica está na faixa de 45 anos. Ainda, Sidrolândia já está imunizando a população de 30 anos, somos cobrados pelo cidadão do por que em outros municípios a vacinação está avançando, e em Costa Rica não”, argumentou o vereador 1° secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL), durante a apresentação da indicação n°174, em nome da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica.


Segundo informações públicas do Ministério da Saúde, os critérios de distribuição dos imunizantes, foi considerando a proporcionalidade da população de cada Estado Membro, de forma a atender proporcionalmente à população, reservando, ainda, um percentual para das vacinas recebidas, como estoque regulador.


Em Mato Grosso do Sul, por decisão colegiada da Comissão Intergestores Bipartite, foi adotado o critério populacional definido pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.


Conforme discorreu o presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa, o critério adotado para a distribuição de vacinas precisa ser revisto, já que existem algumas incorreções acerca da estimativa populacional de Costa Rica projetadas pelo IBGE.


Em uma reunião provocada pelo promotor de justiça, George Abbud, através de vídeo conferência, foi demonstrada a preocupação de recebermos menos vacinas devido ao número de habitantes que residem hoje em Costa Rica. Durante essa audiência os representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública de Costa Rica foram favoráveis para que propuséssemos essa indicação, e se comprometeram a assinar conosco. Acredito que assim vamos conseguir mostrar não só a preocupação do Legislativo, mas de todos os poderes públicos juntos”, contou Averaldo.


Pela projeção oficial do IBGE, Costa Rica tem uma população estimada de 21.142. Confrontando essa estimativa, pelas informações da Justiça Eleitoral, fornecidas na internet, no site oficial do T.S.E. o município possui 20.161 eleitores. Ainda, pelo Censo Escolar do ano de 2020 demonstra que o município possui 1.976 alunos matriculados na rede estadual de ensino, 4.768 alunos matriculados na rede municipal de ensino e 264 alunos matriculados na rede privada de ensino. Por fim, temos as informações da Secretaria Municipal de Saúde de pessoas com cadastros ativos nos ESFs (Estratégia de Saúde da Família) nas unidades de saúde do município que totaliza 34.336 pessoas.


Nesse sentido, desde a realização do último levantamento, em 2010, Costa Rica passou por um período de forte crescimento econômico e populacional, com a instalação de empreendimentos empresariais na área do agronegócio e no setor sucroalcooleiro.


Esses investimentos acarretaram em um crescimento demográfico acima das estimativas oficiais. Nesse sentido é necessária a distribuição e aplicação de vacinas que consiga atender à necessidade para a imunização total da população do município.


Assista no vídeo abaixo a discussão sobre a matéria.


Informações:

Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Costa Rica-MS

Fabrizzio Carrijo/Arte e Publicidade

E-mail: cassianeluisa_14@hotmail.com

Telefones: (67) 3247-1254 ou (66) 9 9675-5059

Fanpage: facebook.com/camaradecostaricaoficial

Instagram: https://www.instagram.com/camara.cr/

Site: www.cmcostarica.ms.gov.br

Mais Lidas
Leitura Recomendada

Este conteúdo está sendo cadastrado

Procurar por Tags
Siga a UCVMS
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram