top of page

11 são homenageados com o Titulo de Cidadão Honorário



A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou, na noite de sexta-feira (08/12), a Sessão Solene para entrega do “Título de Cidadão Honorário” para 11 personalidades de São Gabriel do Oeste.


Os 11 vereadores escolheram uma pessoa para entrega do título. A concessão das honrarias foi proposta, como forma de reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município.


Foram homenageados: Gizelly Santos (Edson Tozetto), Marleida Ana Spagnollo Strada (Fabio Miranda), Volmir Antonio Bernardi (Fernando Rocha), João Sorgatto (Frederico M. Neto), Marta Madalena Foletto (Kalícia de Brito), Jacinto Deotti (Luizinho Freitas), Ivair Toreli (Perkão Sales), Antonio Silva Evangelio (Ramão Gomes),Vanício Frasseto (Rogério Rohr ) Alexandre Barros Padilhas (Suelen Pascoal) e Paulo Fabio Dropa de Bortoli (Vagner Trindade).


Conheça um pouco mais sobre os homenageados:


Gizelly Santos e Ver. Edson Tozetto

Gizelly Santos

Nascida em 12 de junho de 1987 em São Miguel do Iguaçu, Paraná, sendo filha mais nova de Carmelina Alice e Celson Shovank. Dos 10 aos 15 anos, trabalhava na fábrica de sorvetes da família e na venda de sorvetes em ponto turístico da cidade em que morava. Cursou Engenharia Agrônoma na Universidade

Estadual de Maringá-PR, onde também fez seu mestrado em 2010.


Em 2012, muda-se para Mato Grosso do Sul, para trabalhar em uma multinacional (Dom Agrocieses), por fim em 2016 Gizelly muda-se para São Gabriel do Oeste, onde abre sua própria consultoria Consult Integrada. Hoje casada e com um filho, Gizelly dos Santos atua como pesquisadora e palestrante na Desafios Agro, viajando por todo o Brasil auxiliando produtores rurais no manejo de plantas daninhas e alavancando maiores produtividades.


Marleida Ana Spagnollo Strada e Ver. Fabio Miranda

Marleida Ana Spagnollo Strada

Filha de Genuino João Spagnollo e Therezinha Rebelatto Spagnollo, nasceu na Comunidade da Linha São José Distrito de Novo Horizonte, município de São Lourenço do Oeste/SC. Casada, tem duas filhas, Francieli Strada e Joseane Aparecida Strada e uma neta, Sophia Wagner Strada. Em 1997, mudou-se para São Gabriel do Oeste, trabalhando como: como doméstica, auxiliar de costureira, funcionária da Enersul e da Clínica Radiológica.


Em 2010 formou-se em Serviço Social pela universidade Uniderp. No mesmo ano iniciou na Entidade Obra Kolping Estadual de Mato Grosso do Sul, como Coordenadora de Projetos Sociais. Em 2015 passa a atuar como Conselheira da CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMS (Conselho Municipal de Saúde). Onde até hoje exerce a profissão.


Volmir Anotnio Bernardi e ver. Fernando Rocha

Volmir Anotnio Bernardi

Nasceu no Município de Itapejara do Oeste, Paraná, em 11 de agosto de 1967.


Em 1985 cursou Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. No ano de 1990, chegou em São Gabriel do Oeste, onde iniciou seus trabalhos na Prefeitura Municipal, como veterinário. Também foi professor na Escola Bernardino Ferreira da Cunha e também fazia inspeção nos matadouros de gado da região. Algum tempo depois abriu uma loja de veterinária denominada, Veterinária do Volmir.


Volmir foi presidente da ACISGA – Associação Empresarial de SGO. Também foi presidente da AMESP- Associação para o melhoramento da Segurança Pública de São Gabriel do Oeste. Hoje é proprietário da LVP embalagens e da Volmir Agrocenter.


Filhos de João Sorgatto e Ver. Frederico M. Neto

João Sorgatto

João Sorgatto veio para São Gabriel do Oeste, em 1971, onde construiu a primeira casa na fazenda Brejão. Na época era um dos proprietários da madeireira Maffissoni Sorgatto Ltda.


Em 1991 foi construído o laticínio Sorgatto – Leite Forlat, em 1994 foi uns dos pioneiros em plantio direto em SGO. Doou a madeira para construir o CCTA e doou o terreno de 12 hectares para construir o frigorífico que hoje é a Aurora.


Marta Madalena Foletto e Ver. Kalícia de Brito

Marta Madalena Foletto

Nasceu em 03 de setembro de 1971 em Passo Fundo/RS, filha de Ana Foletto e José Jorge Foletto, 5ª filha do casal que teve seis filhos. Casada com Everson Rezzieri, tem duas filhas, Bruna e Ricardo.


Em 1985 aos 14 anos, acompanhada da família mudou-se para São Gabriel do Oeste, Marta continuou seus estudos na Escola Bernardino Ferreira da Cunha, aos 17 anos ingressou no Magistério na Escola São Gabriel. Ao concluir o Magistério Marta foi convidada a fazer parte do corpo docente da Fundação Educacional Cristo Rei e assumiu a turma do maternal, onde permaneceu por trinta anos.


Marta graduou-se na antiga Uniderp em Rio Verde de Mato Grosso, e foi convidada a fazer parte do corpo docente da APAE. Em 1998 passou no concurso público municipal e em 1999 assumiu regência no CMEI Mundo da Criança. Assumindo novos desafios na educação trabalhando nas Escolas Municipais: Armelindo Tonon, Ênio Carlos Bortolini, Nilma Glória e Pingo de Gente.


Jacinto Deotti e Ver. Luizinho Freitas

Jacinto Deotti

Nasceu em 30 de setembro de 1942 em Erchim/RS. Filho de Francisca Maria e Honorato Luiz. Constituiu família e teve 7 filhos e 12 netos.


Em 1971 veio para São Gabriel do Oeste, com sócios Balduino Maffissoni, Primo Maffissoni e João Sorgatto e adquiriram a Fazenda Brejão. Em 1973 plantaram a primeira lavoura de arroz e no ano seguinte a primeira lavoura de soja do município.


Ainda em 1974 construíram a primeira casa e o primeiro loteamento da região, denominado Capão Redondo e, doaram 50 hectares para criar o segundo loteamento que hoje localiza o Bairro Milani. No mesmo ano criaram a primeira usina hidrelétrica.


Jacinto e seus sócios trouxeram às madeiras e mão de obra para criação do primeiro Hospital, escola, igreja e casas residenciais do município. Com amizade próxima a Auri Bodanez, trouxeram a primeira filial da empresa Aurora Alimentos.


Jacinto é sócio fundador da Cooperativa Cooasgo. Desde a década de 80 tem propriedade no Distrito do Areado, onde reside até hoje.


Ivair Toreli e Ver. Perkão Sales

Ivair Toreli

Nascido em Tapejara, no Paraná, em 1967. Mudou-se para São Gabriel do Oeste em 1975. Na adolescência, trabalhou em diversos segmentos do comércio local. Em 2007, assumiu a Presidência da Fundação de Desporto de São Gabriel do Oeste – FUNDESG, sendo eleito para três mandatos. Atualmente é Coordenador de Esporte e Lazer na Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.


Ivair, quando atleta representou o município de São Gabriel do Oeste, em várias edições da Copa Morena e do Campeonato Estadual de Futsal. Em 2000 passou a atuar como árbitro, onde apitou inúmeros campeonatos municipais.


Ainda como presidente da FUNDESG, elevou o nome de São Gabriel a referência esportiva na região norte do Estado, a cidade tornou-se palco de diversos eventos esportivos estaduais e nacionais.


Antonio Silva Evangelio e Ver. Ramão Gomes

Antonio Silva Evangelio

Nascido em 04 de fevereiro de 1962, em Bataiporã/MS, filho primogênito de João da Silva e Joana Barreto. Aos 10 anos começou a trabalhar para ajudar a família, quando aos 18 entrou para o quartel.


Em 1980 mudou-se para São Gabriel do Oeste, a convite dos primos Maria Barreto e Antonio Ricardino Rossi. Neste mesmo ano, trabalhou no Hospital São Francisco por um ano e após este período, trabalhou na farmácia Cruz Azul. Neste mesmo período casou com Dinorá Maria Zarra com quem teve 3 filhos.


Atualmente faz parte do quadro de funcionários da Secretaria de Saúde, sempre atuante e envolvido na saúde local.


Vanício Frasseto e ver. Rogério Rohr

Vanício Frasseto

Nascido em 12 de fevereiro de 1964, filho de Armando Luiz e Iva de Casaro, casado com Mercê Rosa, pai de Diana e Marcosk, avô de uma menina de nove anos, é natural de Foz de Iguaçu.


Chegou em São Gabriel em 1983 em busca de trabalho. Trabalhador da construção civil, construiu o famoso Hotel Zen, localizado na avenida principal do Município.


Formou seus filhos em Medicina e Engenharia Civil. Agora como avô, divide o tempo em cuidar da família e o trabalho de mestre de obras, sempre envolvido no desenvolvimento de São Gabriel do Oeste.


Alexandre Barros Padilhas e Verª. Suelen Pascoal

Alexandre Barros Padilhas

Nascido em Cuiabá/MT, no dia 15 de outubro de 1977, filho de Odórcio Reverdito e Arilda Barros, pai de duas mulheres: Gabriela Padilhas e Isadora Padilhas.


Formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade UNAES, em 1999, em Campo Grande/MS. No ano seguinte mudou-se para São Paulo, onde em 2002 terminou Especialização em Direito Tributário. Neste mesmo período cursou Inglês nos Estados Unidos.


Em 2002 retorna ao Mato Grosso do Sul, onde abre seu primeiro escritório de advocacia. Em 2004 advoga pelo PTB em São Gabriel do Oeste e em 2006 cumpre a mesma função em campanhas estaduais.


Em 2007 mudou-se para São Gabriel do Oeste assumindo a presidência do PSDB municipal e exerceu a função pública de Procurador do Município. Em 2012 ficou como segundo suplente naquelas eleições com 306 votos.


Em 2014 retorna para Campo Grande, onde se associa ao escritório Almeida Advogados, atuando nas áreas do direito penal, eleitoral e família.


Paulo Fabio Dropa de Bortoli e Ver. Vagner Trindade

Paulo Fabio Dropa de Bortoli

Filho de Pedro Bortoli e Maria de Lourdes, nasceu no dia 10 de outubro de 1965, casado e com 35 anos, e possui uma filha.


Paulo é farmacêutico, bioquímico formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa no Paraná e se especializou em citologia pelo Conselho Regional de Farmácia de MS.


Em janeiro de 1988 chegou em São Gabriel do Oeste, para dar início ao primeiro laboratório público. Com a municipalização da saúde, assumiu o concurso municipal como bioquímico.


Foi Secretário de Saúde na administração do Prefeito Félix Sorgato. Exerceu a função de professor por mais de 10 anos. Hoje Paulo é proprietário do conceituado laboratório São Francisco.


Assessoria da câmara

bottom of page