top of page

Justiça sorteia ordem de propaganda eleitoral no rádio e TV


A 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande (MS) distribuiu o tempo da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão entre os partidos e coligações que disputarão as eleições municipais deste ano. A audiência pública, realizada por videoconferência, foi conduzida pelo juiz Thiago Nagasawa Tanaka.


A propaganda será veiculada de 9 de Outubro a 12 de Novembro, sendo 20 minutos diários, de segunda a sábado, em rádio e televisão. A veiculação se dará em dois horários em ambos veículos. Na rádio 6h às 6h10 e das 11h às 11h10. Na televisão, os horários definidos são das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40.


A ordem de apresentação foi definida em sorteio. Cerca de 70 pessoas participaram da reunião virtual, entre representantes dos partidos políticos, das coligações e das emissoras de rádio e televisão de Campo Grande.


Critérios - A distribuição do tempo obedece a dois critérios: de todo o tempo de propaganda, 10% deve ser dividido igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso. Os outros 90% são distribuídos conforme o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados.


Com base nos critérios adotados, a coligação que terá o maior tempo de veiculação é a 'Avançar e fazer mais' encabeçada pelo prefeito Marquinhos Trad que busca a reeleição. A coligação é composta pelos seguintes partidos PATRIOTA / PSD / PC do B / PSDB / PTB / REDE / PSB / CIDADANIA / REPUBLICANOS / DEM e terá três minutos e 10 segundos.


Em segundo aparece o Partido dos Trabalhadores que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Pedro Kemp. Disputando o pleito em chapa pura ele terá um minuto e cinco segundos em propaganda de rádio e TV.


Em terceiro aparece o Partido Social Liberal que vive impasse judicial em torno da escolha do candidato. O partido foi contemplado com um minuto e dois segundos de propaganda.

Até agora, as decisões judiciais apontam que o candidato do PSL será o vereador Vinícios Siqueira. Porém, o deputado federal Loester Trutis ainda move recursos para ser o candidato.


Todos os outros 11 candidatos terão tempo de veiculação inferior a um minuto. As eleições serão realizadas no dia 15 de Novembro. O segundo turno, se houver, está marcado para 29 de Novembro.



Com o sorteio, a ordem de exibição do primeiro dia de veiculação das propagandas ficou da seguinte maneira:

1º - Partido Verde (PV)

2º - Progressistas (PP)

3º - O Futuro Começa Aqui (PROS, PSC)

4º - Partido Novo (NOVO)

5º - Partido Democrático Trabalhista (PDT)

6º - Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

7º - Campo Grande em Boas Mãos (SOLIDARIEDADE)

8º - Podemos (PODE)

9º - Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

10º - Partido Liberal (PL)

11º - Partido dos Trabalhadores (PT)

12º - Partido Social Liberal (PSL)

13º - Avançar e Fazer Mais (CIDADANIA, DEM, PATRIOTA, PCdoB, PSB, PSD, PSDB, PTB, REPUBLICANOS)

14º - Avante (AVANTE)

bottom of page