top of page

Sergio Nogueira participa de assinatura do convênio para construção do centro de atendimento de AAGD


O vereador Sergio Nogueira (PSDB) participou nesta segunda-feira, 28, da assinatura do convênio no valor de R$ 994 mil para a construção do Centro de Atendimento da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), feita pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Estiveram presentes na assinatura os secretários de Estado de Saúde, Carlos Coimbra; da Educação, Maria Cecília Amendola da Motta; o deputado federal, Geraldo Resende; os vereadores de Dourados, Pedro Pepa (DEM) e Idenor Machado (PSDB); e integrantes da AAGD.


Sergio Nogueira tem apoiado desde antes do mandato a causa do autista. Como parlamentar, intermediou com a prefeitura municipal, na época chefiada pelo ex-prefeito Murilo Zauith, a doação de um terreno para a AAGD e tem lutado pela construção da sede. "É uma satisfação participar deste momento importante. Sinto-me parte da história da AAGD, que é uma referência no tratamento e olhar diferenciado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Além da contribuição significativa no apoio a professores e profissionais da área", afirma.


Os recursos para construção da sede serão do Governo do Estado e também de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB). A AAGD se mantém através de doações, promoções e organização de festas. Também possui convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação de Dourados. Para o presidente da Associação, Francisco Sobrinho de Brito, "a construção do Centro de Atendimento irá beneficiar dezenas de crianças que são assistidas e melhorar o atendimento. Atualmente a AAGD não possui local próprio, as atividades são feitas em três locais diferentes".


Durante os dois mandatos, o vereador Sergio Nogueira apresentou emendas indicativas ao orçamento do município, indicando recursos para início da construção da sede da Associação e luta para que, até o fim do mandato, os recursos sejam disponibilizados para ajudar na construção a ser iniciada. "Estou muito feliz em participar desta conquista. Agradeço o prefeito Murilo Zauith que enviou o Projeto de Lei doando a área, os vereadores que aprovaram e o deputado federal Geraldo Resende que cumpriu sua palavra quando acompanhei a diretoria da AAGD até o seu gabinete, destinou 1 milhão de reais e levou nossa reivindicação ao governador Reinaldo Azambuja, o qual prontamente assumiu o compromisso e agora assinou o convênio para liberação do recurso em 10 parcelas para a realização da obra", comemora o parlamentar.


No Centro de Atendimento serão realizados atendimentos de diagnóstico, orientação familiar, planejamento, ministradas aulas de música e ginástica para crianças e adolescentes. Também será oferecido acompanhamento com psicólogos psicopedagogos e fonoaudiólogos aos autistas e de assistentes sociais aos familiares.

bottom of page