top of page

Seminário da União de Câmaras busca fomentar a integração de vereadores com órgãos de fiscalização


A união das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS) promoveu mais uma edição do “Seminário de Vereadores”. O credenciamento e entrega de materiais aconteceu na quarta-feira (27) e a abertura oficial da programação na quinta-feira (28), às 08h00, no auditório do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), localizado na Av. Des. José Nunes da Cunha, S/N, bloco 29, em Campo Grande.


Segundo o presidente da UCVMS, vereador pelo município de Jateí, Jeovani Viera dos Santos (PSDB), a proposta desta edição foi de fomentar a integração com os órgãos de fiscalização a fim de oportunizar aos parlamentares embasamento técnico e subsídios a serem aplicados na construção de projetos e fiscalização dos atos do executivo.


A União das Câmaras tem buscado realizar parcerias com as entidades com objetivo de dar suporte aos vereadores para que eles se aperfeiçoem e consiga atuar de maneira mais eficaz. O entrosamento com os órgãos de controle, a exemplo do TCE-MS, se faz necessário também para que o vereador possa defender os interesses dos seus eleitores e possa cobrar com base nos princípios legais”, completou.


Ainda dentro da programação do seminário, a União das Câmaras, através do seu presidente, participou na tarde de quarta-feira (27) do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS).


Além de vereadores, o seminário também tem como público alvo prefeitos, controladores (internos, secretários, diretores, servidores efetivos ou em comissão, assessores jurídicos, assessores de bancada, assessores parlamentares, sindicatos e associações.


Seminário foi promovido pela União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de março.


Dia 27 - Credenciamento e entrega de materiais na sede da União das Câmaras de Mato Grosso do Sul.

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher.


Dia 28 - TCE MS Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, bloco 29.

08h Palestra com Tércio Waldir de Albuquerque, assessor do conselheiro Ronaldo Chadid.

Tema: Legislativo Municipal e as Consequências dos seus atos.


14h Palestra com o cientista e ufólogo, Urandir Fernandes de Oliveira.

Tema: Anomalia dos Astros e Bio-sistema Reverso.


15h Palestra Simone Aparecida Cabral de Amorim, chefe de divisão de protocolo TCE-MS.

Tema: O acompanhamento das contratações públicas pelo Poder Legislativo.


16h20 às 17h Palestra Walter Mattos (chefe da divisão de fiscalização de contratações públicas) Hebert C. Lino (coordenador de Gestão dos Municípios), Alessandra Carlotto (supervisora de Gestão dos Município ) e Sérgio Augusto (Supervisor de Gestão dos Município).

Tema: Vereador como gestor.


Dia 29 - 08h às 12h – palestra Paulo César Santos do Valle (consultor e instrutor na matéria de planejamento estratégico, consultoria e assessoria em licitação pública).

Tema: A importância do vereador na fiscalização e gestão do município.


Em breve fotos do evento.

bottom of page