Dr. Lívio exalta o trabalho de quem bem informa em detrimento das Fake News

08/04/2020

Na semana em que se comemora o dia do jornalista (7 de abril), o vereador Dr. Lívio (PSDB) ressaltou o importante papel do comunicador “num momento tão difícil da humanidade”, referindo-se ao papel da imprensa em bem informar a sociedade em meio à pandemia da Covid-19.

 

O bombardeio de informações que chegam às pessoas por meio das redes sociais, aplicativos ou e-mails se tornou desenfreado e cabe ao jornalista ser responsável em evitar a disseminação das chamadas fake news. O termo que ganhou popularidade, nos últimos anos, tem sido fortemente combatido por órgãos públicos e veículos de imprensa em campanhas pontuais, como nesse momento de pandemia.

 

Dr. Lívio alerta para a necessidade da população checar a informação em fontes confiáveis. A Câmara Municipal, por exemplo, criou um site para levar aos cidadãos informações seguras e de utilidade pública sobre o coronavírus. O canal de comunicação traz detalhes sobre atos e normas sobre medidas restritivas em Campo Grande, telefones úteis, dicas de prevenção à doença, entre outros assuntos.

 

Entre as informações divulgadas está a do serviço de teleconsulta, pelo número (67) 2020-2170, onde é possível tirar dúvidas e, inclusive, ser consultado por um médico. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

 

Os 170 smartphones utilizados para o teleatendimentos foram doados pela Receita Federal, por meio de articulação política do Dr. Lívio, que preside a Comissão do Legislativo de combate à Covid-19. “Estamos mobilizados em diferentes ações para auxiliar os moradores nesse enfrentamento”, finalizou o vereador.

 

Combate às Fake News sobre saúde.

Outras fontes de informação seguras sobre o coronavírus e outros assuntos relacionados à saúde:

 

www.saude.gov.br

www.saude.ms.gov.br

www.portal.anvisa.gov.br

 

O Ministério da Saúde disponibiliza ainda um número de WhatsApp para envio de  mensagens da população – não funciona como  um SAC ou tira dúvidas - para receber informações (imagens ou textos) virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

 

O número é o (61) 99289-4640.

Compartilhar No Facebook
Compartilhar No Twitter
Please reload

Mais Lidas
Please reload

Please reload

Busca Por Mês
Leitura Recomendada

Este conteúdo está sendo cadastrado

Procurar por Tags
Siga a UCVMS
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

© 2017 desenvolvido por Indoor Brasil