top of page

Central de testes para coronavírus vai atender 50 por dia com resultado em 48 horas


Começou nesta segunda-feira (13) o atendimento no drive thru para testagem de pacientes para coronavírus. O atendimento será realizado das 8 horas às 16 horas todos os dias e apenas pacientes de carro podem passar pela testagem.


O Coronel Marcelo Fraiha, Diretor de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar, explica que para agendar a testagem, é só ligar para o telefone 67 3311-6262. O teste será feito apenas em pacientes com sintomas gripais. Um médico do Corpo de Bombeiros deve conversar com o paciente por telefone para fazer a triagem.


Se ele for elegível, recebe informações sobre a data e hora que deve comparecer ao Batalhão Central dos Bombeiros, entre as ruas 14 de Julho e 7 de Setembro.


Um detalhe importante é que só pacientes de carro podem passar pelo ‘drive thru’ – e devem chegar de janelas fechadas. O carro deve ser ocupado por no máximo duas pessoas, caso contrário, o paciente será orientado a voltar em um outro dia. O exame é rápido e pode ser feito em até três minutos.


A análise é feita pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) ou Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e o resultado será disponibilizado no site em até 48 horas. Caso o resultado seja positivo, o paciente recebe acompanhamento da Vigilância Sanitária. Se for grave, deve receber acompanhamento em uma unidade de saúde.


Pacientes com sintomas de Covid-19 que estejam a pé ou de moto não podem passar pelo drive thru e precisam procurar atendimento no CRS (Centro Regional de Saúde) Coophavila ou pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino.


Todos os dias, há de 40 a 60 profissionais envolvidos no drive thru do coronavírus, como bombeiros, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de informática. “É uma união do Corpo de Bombeiros, UFMS, SES e Sesau. Podem entrar três veículos por vez [no Batalhão] e não precisa descer do carro. Começamos com 50 testes por dia, mas este número deve ser ampliado para 100”, explica o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.


O drive thru atende pacientes sintomáticos e o principal objetivo é descongestionar as unidades de saúde. Resende pontua que a SES tem 8 mil testes rápidos para Covid-19, mas deve comprar mais 15 mil.


O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, explica que o atendimento nas unidades de saúde de Campo Grande já caiu 58%, já que as pessoas têm saído menos de casa devido ao coronavírus e devido à facilidade na consulta via teleatendimento.


Estamos com o teleatendimento, o paciente pode ligar, fazer a consulta e receber orientação. [Paciente também] pode procurar unidade basica, unidade de emergência ou SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As unidades estão funcionando, mas há muita dificuldade para aquisição de insumos por questão da entrega e dos valores. Gerou um comércio, os produtos superfaturaram, isso já está sendo acompanhado pelo Ministério Público”, pontua José Mauro Filho.

bottom of page