top of page

Em sessão solene, Câmara promove entrega do Título de Cidadão Costarriquense


Na noite desta quarta-feira (15) a Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica realizou a tradicional cerimônia de entrega do Título de Cidadão Costarriquense, reconhecendo 14 personalidades por seus relevantes serviços prestados à comunidade. Esta é a maior horaria concedida pelo município a uma pessoa.


O Título de Cidadão Costarriquense é outorgado anualmente a pessoas que não nasceram em Costa Rica, mas que contribuíram de alguma forma para a cultura e o desenvolvimento da cidade.


O presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (MDB) deu abertura a sessão solene que começou por volta das 20h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, Santo Antônio.


Consequentemente, na solenidade, os homenageados foram convidados, cada um por vez, a se levantarem e se dirigirem até à frente, para receberem o Título de Cidadão Costarriquense das mãos da autoridade que indicou o nome da respectiva pessoa para ser congratulada com a honraria.


Antes de receber o título em mãos, cada homenageado teve a biografia resumida lida pelo cerimonial do evento. E a cada entrega também foi exibido um vídeo gravado pela respectiva autoridade (vereador, prefeito e vice-prefeito) explicando o motivo da escolha do nome indicado para receber a outorga.


Dentre os homenageados esteve o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Jair Leite Viana, indicado coletivamente pela Câmara Municipal de Vereadores, ou seja, pelos 11 parlamentares da Casa.


Jair foi um dos precursores da universalização do saneamento básico no estado e atuou de forma decisiva na implantação de vários sistemas de abastecimento de água e de esgoto, de resíduos sólidos, de melhorias domiciliares, de centro de saúde, no controle de vetores e na criação dos polos de saúde indígenas e no saneamento básico nas aldeias de Mato Grosso do Sul.


Sua contribuição ao município de Costa Rica remonta aos anos 1980, onde teve seu primeiro contato na criação física do escritório do SAAE, sendo responsável pela estruturação das áreas administrativas e operacional e capacitação dos servidores.


É impressionante a história que Jair têm com Costa Rica, um dos fundadores do Serviço Municipal de Água e Esgoto, (hoje SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em meados de 1981, esteve aqui como técnico dando todo suporte para que pudéssemos ter este serviço implantado. Quando lutávamos para obter um convênio com a FUNASA este no valor de 12 milhões para a ampliação da rede de esgoto, que inclusive está em fase final, lá estava o Jair lutando junto com a gente para conseguir este recurso. A você o nosso muito obrigada, não tenho dúvidas de que pelo serviço prestado, e que ainda prestará a Costa Rica merece receber esse título”, discursou o presidente.


Ao receber o título das mãos da Mesa Diretora, Jair aproveitou para agradecer o Legislativo.


Quero agradecer a Câmara Municipal por essa homenagem, fruto do plantio de uma semente que ao longo da minha existência semeei nesta terra querida. Modicamente contribuí para o desenvolvimento desta cidade que hoje passo a ser filho. Esse título representa um conjunto de sentimentos que passam da emoção, e cominam com a gratidão eterna de poder depositar na conta da galeria da minha vida esse momento único. Agradeço a todos os vereadores, a minha família, a família SAAE prometendo continuar me dedicando ainda mais por essa população da qual faço parte”, agradeceu Jair Viana.


A senhora Maria Martins Gomes, de 78 anos, a mais idosa entre os homenageados, recebeu a outorga indicada pelo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.


Dona Maria, nascida em Mineiros-GO, mudou-se para Costa Rica em 1955 com os pais, quando na época, existia apenas uma residência no patrimônio de Costa Rica. Depois fixou residência na área central da cidade, onde vive até hoje.


Aos 19 anos, casou-se com João Gomes Sobrinho, mais precisamente no dia 20 de outubro de 1961, no Cartório do Distrito de Baús.


Seu marido era dentista prático e comerciante, dono de uma Loja de Tecidos. Dono do único Jeep na época, João Dentista era o socorrista do povoado, levava as famílias em locais distantes como Mineiros, Paranaíba, Cassilândia, Camapuã, Alto Araguaia e outros centros como Três Lagoas, Cuiabá e Campo Grande para atendimento médico, comprar remédios e fazer compras, além de outros afazeres da época.


João foi vereador e atuou no Legislativo, mas naquela época Costa Rica era um distrito de Camapuã. Foi prefeito nomeado pelo então Governador Pedro Pedrossian, na década de 1980. João Gomes Sobrinho foi escolhido através uma eleição indireta pelo seu partido (PDS), em 1980. Ele ficou à frente do recém criado município de Costa Rica entre os anos de 1980 e até a posse do primeiro prefeito eleito pelo voto popular, Laerte Paes Coelho, em março de 1983.


Como primeira-dama, Maria Gomes buscava ajuda em outras cidades e com apoio das famílias mais abastadas, fazia eventos para proporcionar acolhida a quem necessitava na época, e diz que mesmo sem qualquer tipo de recurso do poder público, fez o possível para não deixar ninguém que a procurava passar dificuldades.


Homenagear a dona Maria Gomes é homenagear também a memória de seu esposo João Dentista. Foi esse casal que brigou para trazer a educação para Costa Rica, no antigo Santos Dumont, correu atrás de professores na região e plantou as primeiras sementes. É um prazer muito grande entregar o título de Cidadã Costarriquense a essa mulher guerreira, que ao lado do seu esposo deu os primeiros passos para tornar Costa Rica ao que é hoje. Obrigada por fazer história dona Maria”, agradeceu o prefeito.


Em sua biografia, Dona Maria conta que foi fiel no desempenho de sua missão como companheira de João Dentista, na família, na vida pública e nunca desanimou ou perdeu a esperança de ver Costa Rica uma cidade pujante. Fez questão de agradecer ao prefeito Cleverson e aos vereadores por esse reconhecimento e esse mérito tão importante para sua história e das futuras gerações da sua família.


A cerimônia de entrega da honraria reuniu 180 pessoas, entre elas familiares e amigos dos homenageados, em um momento dedicado especialmente aos congratulados. O interior do auditório foi decorado nas cores borgonha e branco, com som ambiente. Ao final, todos os participantes foram servidos com um delicioso jantar.


Conforme o Decreto Legislativo n° 67/2021, aprovada pelo Plenário da Câmara no dia 06 de dezembro, em 2021 os homenageados com o Título de Cidadão foram:


O técnico em agropecuária, Acácio Aparecido Ballera Junior, indicado pelo Ver. Ailton Martins de Amorim; a ex-primeira-dama Maria Martins Gomes, indicada pelo Prefeito Municipal, Cleverson Alves dos Santos; a empresária Edna Mara Pereira dos Santos Martins, indicada pela Ver.ª Rosangela Marçal Paes; o ex-vereador Ivanildo Ferrari, indicado pelo Ver. Rayner Moraes dos Santos.


O superintendente da Funasa MS, Jair Leite Viana, indicado pela Câmara Municipal; o oficial de justiça João Marcos Correia de Toledo, indicado pelo Ver. Everaldo Pereira Santos; o economista e agropecuarista Marcelo Zucchi Vidotti, indicado pelo Ver. Jovenaldo Francisco dos Santos; a professora Maria de Lurdes V. Milreu, indicada pelo Vice-Prefeito, Ronivaldo Garcia Cota; a empresária Maria Lúcia Souza de Assis, indicada pelo Ver. Alecksander da Silva Pimenta.


O empresário Romeu Eloi Schmalz, indicado pelo Ver. Evaldo Paulino Garcia; o comerciante Silvio Souza Costa, indicado pelo Ver. Averaldo Barbosa da Costa; a professora Tânia Regina dos Santos Godoy Corrêa, indicada pelo Ver. Adair Tiago de Oliveira; o corretor Victor Hugo Nepomuceno Silva, indicado pela Ver.ª Manuelina M. da Silva A. Cabral; o servidor público Victor Renato de Freitas Malheiros, indicado pelo Ver. Lucas Lázaro Gerolomo.


O evento contou com a presença de parentes e amigos dos homenageados, além dos 11 vereadores costarriquenses e outras autoridades como Secretária Municipal de Assistência Social: Prof.ª Evair Gomes Nogueira; Secretário Municipal De Administração, Finanças, Planejamento, Receita E Controle: Prof. Uriel Carvalho De Oliveira; Secretária Municipal De Educação: Prof.ª Maria Barbosa Moreira; Secretário Municipal De Governo: Airton Ruiz Pereira; Secretário Municipal de Obras Públicas: Penides Garcia Jacinto; Subsecretária Municipal De Educação: Angélica Moraes Clemente; Subsecretário Municipal De Desenvolvimento: Roberto Paes Barbosa e o Diretor do SAAE, Cesarino Cândido Narciso.

Informações:

Cassiane Mews – Assessora de Comunicação

Fabrizzio Carrijo – Publicitário

Telefones: (67) 3247-1254 ou (67) 9 8459-4664

Instagram: https://www.instagram.com/camara.cr/

bottom of page