top of page

Jateí inaugura sistema de vídeo monitoramento considerado modelo para o Estado


A Prefeitura Municipal de Jateí - MS fez a entrega oficial da central de monitoramento do projeto Minha Cidade Segura na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Polícia Militar de Jateí, em solenidade com a presença de autoridades, lideranças locais e pessoas da comunidade.


Executado pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o Ministério Público, o projeto, considerado “modelo” pelo Estado, será coordenado pela Polícia Militar e tem como objetivo monitorar todas as entradas e saídas do município, alguns pontos estratégicos e prédios públicos, para garantir melhores condições de atuação das forças de segurança.


Foram instalados aproximadamente 80 câmeras de alta resolução em um moderno sistema de comunicação de alta velocidade em fibra ótica. Desde câmeras que identificam placas de veículos a reconhecimento comportamental vão ajudar no reforça a segurança pública.


É um reforço muito grande para o nosso trabalho. Hoje, Jateí é a cidade que tem o maior número de câmeras de vigilância do Estado. Apesar de ser pacata, muita coisa mudou. Estamos recebendo uma nova agencia bancária aqui, há situações de crimes que antes não ocorriam e essa tecnologia vem para ajudar, ser mais uma ferramenta de apoio às forças de segurança pública”, enfatizou o Comandante da Polícia Militar de Jateí, 1º Tenente Néviton Lunardo da Silva.


Durante a inauguração, o prefeito Eraldo Jorge Leite apresentou a sala de monitoramento às autoridades presentes no evento e destacou a necessidade do poder público municipal investir em ferramentas que auxiliem o trabalho dos órgãos competentes de segurança pública diante do avanço significativo que o município vem desempenhando no agronegócio.


É um projeto que nos realiza, porque Jateí vem se destacando cada vez mais no cenário estadual. O agronegócio é o nosso norte, sem sombra de dúvidas isso aumenta os investimentos, mas também desperta a curiosidade de malfeitores. Queremos que as pessoas se sintam seguras aqui e que a polícia possa coibir possíveis delitos e atuar prontamente em qualquer ocorrência. Garantir que Jateí vai continuar segura, com qualidade de vida, mesmo com o município em uma onda crescente de desenvolvimento, é um desafio e por isso entregamos essa central no dia de hoje. Pensando no futuro, agimos agora. Somos exemplo para a Sejusp, que já estuda implantar o mesmo modelo em outras cidades”, afirmou o prefeito.


O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, veio especialmente para o evento e ressaltou a importância do projeto. “Jateí é um município que está às margens de uma rodovia importante. É uma região produtora de grãos, suínos, aves, leite, temos usinas, então isso atrai muita gente de fora. Então, o monitoramento é muito importante para que os policiais possam de fato exercer a sua função. Queremos fomentar esse modelo de parceria com outros municípios do Estado”, adiantou.


Quem também teceu elogios à iniciativa foi prefeito de Deodápolis, Luiz Valdir Sartor, que veio especialmente para o evento. “Eu acho tão importante e parabenizo o prefeito Eraldo de colocar mais essa ferramenta tão útil para a sociedade, para os nossos órgãos de segurança, para que possam exercer o seu trabalho. Nosso projeto em Deodápolis já está em andamento e em breve vamos inaugurar. Parabenizo mais uma vez o prefeito Eraldo, um grande líder da nossa região, muito experiente, um excelente gestor”, enalteceu.


O projeto e a excelência na administração pública desta gestão também foi destacada pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Paz. “O Eraldo tem uma visão muito grande de gestão e isso vai só melhorar nossos serviços de segurança e melhorar a qualidade de vida para os nossos cidadãos”, disse.


Após a solenidade oficial de apresentação do projeto os presentes puderam conhecer as instalações da central de monitoramento. O prefeito também fez uma visita ao Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, acompanhado do secretário Videira e demais autoridades.

bottom of page