top of page

Vereadores acompanham entrega de equipamentos e veículos para o Aterro Sanitário


Na manhã desta quarta-feira (13), o presidente da Câmara Averaldo Barbosa, vice-presidente prof Me. Manuelina Martins, 1° secretário Juvenal da Farmácia, 2° secretário Ailton Amorim, vereador Evaldo Paulino, vereador Everaldo Santos, vereador Lucas Gerolomo e a vereadora Rosângela


participaram da solenidade da entrega de veículos e equipamentos do Programa Lixão Zero do Governo Federal, na Usina de Triagem/Aterro Sanitário de Costa Rica.


Os recursos são oriundos do edital 2019 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, totalizando mais de 4 milhões investidos de forma concreta na qualificação da gestão municipal de resíduos e incremento da eficiência da triagem e da recuperção e aproveitamento de resíduos recicláveis secos e orgânicos e na melhoria da disposição final de rejeitos, aumentando a vida útil do aterro.


Ao todo foram entregues 8 veículos, sendo 1 caminhão pipa, 1 caminhão basculante, 1 caminhão compactador, 1 caminhão gaiola, 1 pá carregadeira, 1 rolo compactador, 1 trator de esteira e 1 pá carregadeira compacta (bobcat); 10 equipamentos para unidade de triagem: 1 moega para recepção; 1 triturador de vidros; 2 prensas hidráulicas verticais; 1 prensa hidráulica horizontal, 1 triturador de orgânicos, 1 empilhadeira elétrica, 2 esteiras transportadoras e 1 esteira de elevação.


O projeto apresentando ao MMA foi elaborado pelo Município, sendo implementado em conjunto com a engenheira sanitarista, Brena Higa, pela Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ivair Barbosa Narciso e pelo Gerente Municipal de Convênios, Weder Menezes.

Durante a fala das autoridades, o presidente da Câmara Averaldo Barbosa agradeceu ao empenho dos servidores municipais e trabalhadores do Coopercori por tornar realidade no município o programa Lixão Zero, melhorando a qualidade de vida da população e contribuindo com o meio ambiente.


Em seu discurso o prefeito de Costa Rica, Cleverson Aleves dos Santos destacou o programa Lixão Zero e aproveitou para lançar um programa que envolve as escolas municipais com projeto de reciclagem e o incentivo à Feira Municipal através da moeda “Riquinho”.


O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird Artur Baird falou importância do alto investimento do programa Lixão Zero em Costa Rica e parabenizou toda a equipe que implantou o mesmo, assim como os trabalhadores que atuam no aterro sanitário, Coopercori.


A solenidade foi finalizada com o descerramento da placa inaugural da Unidade de Triagem e Reciclagem do município pelas autoridades presentes, prefeito, vereadores, secretários e subsecretários municipais, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, deputado Estadual Gerson Claro, o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do MS), André Borges, autoridades da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e entidades civis de Costa Rica.


Cassiane Mews - Assessora de Comunicação da Câmara e Secretaria Municipal de Turismo.

Imagens: Fabrizzio Carrijo - Publicitário

E-mail: cassianeluisa_14@hotmail.com

Telefones: (67) 3247-1254 ou (67) 9 8459-4664

bottom of page